segunda-feira, 31 de março de 2008

Significados das Siglas: MHEG - SMIL - AAF - SSL - SGML - W3C - ActveX - DOM

MHEG - Multimedia and Hypermedia information coding Expert Group

O futuro padrão internacional, denominado Coded Representation of Multimedia and Hypermedia Information Objects, mais conhecido como padrão MHEG, define arepresentação e codificação de objetos multimídia e hipermídia na sua forma final, de forma a poderem ser intercambiados dentro de uma aplicação ou entre aplicações ou serviços, por qualquer meio de intercâmbio, incluindo dispositivos de armazenamento, redes de telecomunicações e redes de difusão. Os objetos multimídia são definidos pelo padrão MHEG para o uso pelas Recomendações da CCITT, Padrões ISO e outros padrões, além é claro das arquiteturas e aplicações definidas pelo usuário. Uma vez que o MHEG é um grupo conjunto CCITT (SG VIII/Q9) e ISO JTC1, seu escopo reflete o modo de pensar orientado a comunicação, tendo em mente comunicação em tempo real.

SMIL - Synchronized Multimedia Integration Language

A tradução para SMIL, que se pronuncia smile (sorriso), é Linguagem Sincronizada de Integração Multimídia. Em outras palavras, trata-se de uma linguagem que permite integrar um conjunto de objetos multimídia independentes em uma apresentação multimídia sincronizada. O SMIL é um documento em XML capaz de tornar o conteúdo mais acessível independente do formato. Com a linguagem, é possível descrever o comportamento atemporal da apresentação do vídeo ou áudio, determinar a disposição no monitor e associar links aos objetos multimídia. Uma das vantagens de utilizar SMIL é permitir que o conteúdo de áudios e vídeos seja indexados por mecanismos de busca. Isso ocorre pelo fato de o SMIL descrever a apresentação, acabando com o mistério que é o conteúdo de um vídeo para robôs como o do Google, por exemplo.

AAF - Advanced Authoring Format

O AAF - que foi apresentado pela Microsoft em companhia de empresas como Avid Technology, Adobe, Digidesign, Matrox Video Products Group, Pinnacle Systems, Softimage, Sonic Foundry e Truevision - é um padrão de arquivo voltado para troca de informações entre as ferramentas de produção.

SSL - Secure Socket Layer

O SSL é um protocolo decomunicação que implementa um duto seguro para comunicação de aplicações na Internet, de forma transparente e independente da plataforma. Sua proposta é permitir a autenticação de servidores, encriptação de dados,integridade de mensagens e, como opção, a autenticação do cliente, operando nas comunicações entre aplicativos de forma interoperável. O SSL também permite a montagem de uma framework onde outras chavespúblicas e métodos de encriptação podem ser utilizados, evitando a necessidade de implementação de toda uma pilha de protocolos.

SGML - Standard Generalized Markup Language

O SGML é uma metalinguagem através da qual se pode definir linguagens de marcação para documentos. A SGML é uma descendente da Generalized Markup Language (GML) da IBM, desenvolvida na década de 60. A SGML não deve ser confundida com a Geography Markup Language (GML) desenvolvida pelo consórcio Open GIS. A SGML foi inicialmente concebida para permitir a partilha de documentos que permitissem a leitura por máquina em projetos de grande dimensão governamentais e na indústria aeroespacial, que necessitam de permanecer legiveis por várias décadas - um intervalo de tempo muito longo no que diz respeito à tecnologia de informação. Também tem sido usado extensivamente nas indústrias de impressão e publicação, mas a sua complexidade tem dificultado a sua difusão em outros campos.

W3C - World Wide Web Consortium

O World Wide Web Consortium é um consórcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros. Fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovem sua evolução e asseguram a sua interoperabilidade. O W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares, PDAs, eletrodomésticos, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet. Para alcançar seus objetivos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.

Activex

ActiveX é um conjunto de tecnologias (software) criado pela Microsoft para facilitar a integração entre diversas aplicações. Atualmente esta tecnologia foi substituída pelo .NET (também da Microsoft). ActiveX é uma tecnologia da Microsoft para o desenvolvimento de páginas dinâmicas. Tem presença na programação do lado do servidor e do lado do cliente, embora existam diferenças no uso em cada um desses casos. No lado do cliente, são pequenos programas que podem ser incluídos dentro de páginas web e servem para realizar ações de diversas índoles. Por exemplo, existem controles ActiveX para mostrar um calendário, para implementar um sistema de FTP, etc. Já no lado do servidor, também existem controles ActiveX do servidor e as pessoas que conhecem ASP certamente já os utilizam, embora seja sem se dar conta. Por exemplo, quando realizamos uma conexão com uma base de dados, estamos utilizando um controle ActiveX do servidor.

DOM - Document Object Model

É uma especificação da W3C, independente de plataforma e linguagem, onde pode-se alterar e editar a estrutura de um documento. A API DOM oferece uma maneira padrão de se acessar os elementos de um documento, além de se poder trabalhar com cada um desses elementos separadamente, e por esses motivos criar páginas altamente dinâmicas.

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