segunda-feira, 3 de março de 2008

Respostas das Perguntas do Capítulo 2

1 - Plataforma de entrega;
- Plataforma de desenvolvimento;
- Plataforma de autoria;
- Plataforma de criação do material.
2 - Microcomputadores baseados em Windows em seus diversos sabores (Windows 95, 98 e NT);
- Estações de trabalhos baseadas em Unix;
- Outras arquiteturas de microcomputadores como a família Machintosh.
3 - Os aplicativos tem acesso aos arquivos e dispositivos de multimídia através de chamadas
de procedimentos que o Windows analisa e encaminha aos controladores que são programas
específicos para cada dispositivo fornecidos pelos fabricantes desses programas.
4 - Plataforma Windows. É a variante mais usual para plataformas de multimídia.
5 - São normalmente contruídos usando bibliotecas de funções que fazem parte de seu ambiente
de desenvolvimento. Essas bibliotecas escondem muitos detalhes complexos do diálogo com o
Windows, permitindo que o programador se concentre nos aspectos específicos da aplicação.
6 - GDI: O GDI, ou Graphics Device Interface, é um dos três subsistemas principais do
Microsoft Windows. É um padrão desse sistema operacional para representar objectos gráficos
e transmiti-los para dispositivos de saída, como monitores e impressoras.
- MCI: O Microsoft Windows suporta um conjunto de comandos para tocar sons, música, vídeos e outro tipo de dispositivos multimedia. É possível utilizar comandos MCI dentro do
ToonTalk. Para tal basta colocar um bloco de texto com o comando MCI num sensor de texto
para MCI. Por exemplo, se um bloco contiver o texto "play canyon.mid" e o ficheiro MIDI
canyon existir na directoria do Windows, ouvir-se-á a respectiva música. Para parar a música
antes do fim, basta colocar o bloco de texto "close all", num sensor de texto para MCI.
Existem livros descrevendo o conjunto de comandos do interface MCI da Microsoft.
- DirectX: Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a
programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza
a comunicação entre software e hardware. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos
criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluido no Windows.
7 - Tecnologia Orientada a Objetos.
8 - Ambientes de desenvolvimento de software baseados em liguagens orientadas a objetos como
C++, Java, Delphi e Visual Basic;
- Ferramentas de autoria baseadas em objetos como Asymetrix Toolbook e Macromedia
Director;
- Linguagens baseadas em objetos usadas para criar extensões ativas em documentos como o
Basic embutido nos aplicativos do Microsoft Office;
- Extensões baseadas em objetos de linguagens usadas na internet;
- Tecnologia de componentes baseadas em objetos, como OLe e COM.
9 - Sim, quando se trabalha com várias máquinas é importante dispor de interligação em rede
local. A rede local permite a partilha de servidores de arquivos e outros recursos caros.
10 - Deve-se usar processadores rápidos, perto dos limites da tecnologia na ocasião da
aquisição. A memória RAM deve ser de grande capacidade para ser possível trabalhar com
várias ferramentas abertas ao mesmo tempo e diminuir os erros e travamentos causados por
falta de memória.
11 - CD-ROM e DVD tem capacidade alta.
12 - Permite conectar e desconectar periféricos como computador ligado.
13 - Porque complementar as funções das estações digitais que fazem a ligação entre as
estações de trabalho e o material audio visual do mundo físico.

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