segunda-feira, 10 de março de 2008

GDI, MCI e DirectX

GDI

O GDI, ou Graphics Device Interface, é um dos três subsistemas principais do Microsoft Windows. É um padrão desse sistema operacional para representar objectos gráficos e transmiti-los para dispositivos de saída, como monitores e impressoras.
É responsável por tarefas como desenhar linhas, curvas e fontes, providenciando todo um API específico para a execução dessas operações.
A capacidade mais relevante do GDI é a abstracção dos dispositivos finais de visualização. Utilizando o mesmo código fonte pode-se esperar resultados idênticos em qualquer monitor ou impressora.
Devido à sua inadequação para suportar jogos com efeitos gráficos complexos, o DirectX foi desenvolvido pela Microsoft. Este providencia um API mais adequado a essas utilizações.
Pontos Fortes
- Astração completa do hardware de saída;
- API de utilização simples;
- Integrado de origem na plataforma.
Pontos Fracos
- Não providencia sincronização com o framebuffer;
- Não disponibiliza desenho de primitivas tridimencionais.

MCI (Media Control Interface)

O Microsoft Windows suporta um conjunto de comandos para tocar sons, música, vídeos e outro tipo de dispositivos multimedia. É possível utilizar comandos MCI dentro do oonTalk. Para tal basta colocar um bloco de texto com o comando MCI num sensor de texto para MCI. Por exemplo, se um bloco contiver o texto "play canyon.mid" e o ficheiro MIDI canyon existir na directoria do Windows, ouvir-se-á a respectiva música. Para parar a música antes do fim, basta colocar o bloco de texto "close all", num sensor de texto para MCI. Existem livros descrevendo o conjunto de comandos do interface MCI da Microsoft.

DirectX

Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluido no Windows.
Não haverá mais revisões do DirectX, pelo menos não com o mesmo nome, segundo as empresas ATI, nVidia e Microsoft. No lugar do DirectX, será lançada uma nova geração de APIs gráficas, Windows Graphics Foudation e Avalon. É previsto que sejam lançados com o Windows Vista.
A funcionalidade do DirectX é provida na forma de comando de estilo e interfaces de objetos, como também um administrador de objetos.
Os componentes que incluem o DirectX são:
- DirectX Grafics, incluindo dois APIs;
- DirectDraw: para desenhos de gráficos 2D;
- Direct3D (D3D): para desenhos de gráficos 3D;
- DirectInput: para distribuição de dispositivos de de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo;
- DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet;
- DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform;
- DirectSound3D (DS3D): para a reprodução de sons 3D;
- DirectMusic: para reprodução de trilhas sonorasoutoradas no DirectMusic Producer;
- DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo;
- DirectX Media Objects: apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos;
- DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.

Nenhum comentário: